Agência Panafricana de Notícias

Justiça angolana julga jovem acusado de matar pai e violar própria mãe

Huambo, Angola (PANA) - O Tribunal Provincial do Huambo, no centro-sul de Angola, começou a julgar esta sexta-feira o jovem Henrique Chiloya, de 22 anos de idade, detido em agosto de 2015 sob acusação de ter matado o próprio pai à pancada depois de violar sexualmente a própria mãe.

O juiz da causa, Osvaldo Chicossi Braga Malanga, auscultou o réu sobre o que o motivou a agredir mortalmente o pai, depois de um ato de violação sexual contra a sua mãe.

Na presença dos advogados de defesa e do Ministério Público, o réu não negou as acusações, mas afirmou que não era sua intenção matar o pai, pois que foi o seu progenitor que o agrediu primeiro depois de descobrir que o filho tinha violado sexualmente a mãe.

“Quando o pai descobriu que violei mãe, ele não gostou e começou a espancar-me brutalmente. A minha reação não era para matá-lo, era apenas para defender-me dos espancamentos”, confessou.

Depois de responder às perguntas, a defesa exigiu que seja efetuado um exame de orientação mental ao jovem, com vista a determinar-se a sua sanidade mental.

O julgamento será retomado no próximo dia 29, após auscultação dos declarantes no processo.

-0- PANA ANGOP/IZ 15jan2016