Junta no poder restabelece constituição no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As novas autoridades do Burkina Faso aprovaram, na noite de quarta-feira, um Ato Fundamental e anunciaram o restabelecimento da Constituição suspensa sexta-feira última depois do golpe de Estado, soube a PANA de fonte oficial.
que chegaram ao poder sexta-feira passada, depois de destituir o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba,
"A suspensão da Constituição foi levantada. No entanto, esta suspensão aplica-se, exceto no tocante às suas disposições não contrárias a este Ato Fundamental", sublinhou na Televisão Pública o capitão Kiswendsida Farouk Azaria Sorgho, porta-voz do Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauro (MPSR), a nova junto no poder.
No Ato Fundamental, o MPRS garante a continuidade do Estado até ao estabelecimento dos órgãos de transição, assegurando a continuidade e a gestão dos assuntos correntes do Estado.
O MPRS é chefiado por um presidente, o capitão Ibrahim Traoré, que “assegura as funções de chefe de Estado, chefe supremo das Forças Armadas Nacionais, segundo o mesmo documento.
O capitão Traoré vai liderar o país enquanto se espera pela nomeação de um presidente a ser nomeado durante reuniões nacionais.
O Burkina Faso registou sexta-feira última um segundo golpe de Estado militar protagonizado pelo capitão Ibrahim Traoré, contra um outro golpista, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, que derrubara a 24 de janeiro último o então Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré, que cumpria o seu segundo mandato à frente do país.
Como no derrube do regime de Kaboré, as razões avançadas para a justificação desta intentona têm a ver com a insegurança crescente no país, devida a atos de terrorismo.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 06outubro2022