Agência Panafricana de Notícias

Junta no poder proibe manifestações públicas na Guiné

Conacri, Guiné (PANA) - O Comité Nacional de Regrupamento para o Desenvolvimento (CNRD), no poder na Guiné-Conakry desde 05 de setembro, anunciou no fim de semana a proibição de todas as manifestações nas vias públicas.

Um comunicado de imprensa da junta, lido nas ondas da Radioelevisão da Guiné (RTG), indica que não será permitida nenhuma manifestação «susceptível de comprometer a tranquilidade social e a correta execução das atividades constantes do cronograma até aos períodos de campanha eleitoral ».

Quem violar esta diretiva está sujeito a consequências legais, adverte o CNRD.

Esta decisão da Junta é percebida por vários observadores como "uma ameaça" dos novos senhores do país contra a classe política, cuja maioria dos dirigentes denuncia o "aventureirismo" do Presidente da Transição, coronel Mamadi Doumbouya, e seus companheiros, que tinham proposto um calendário de 39 meses antes da organização das eleições.

Esta proposta da Junta foi revista em baixa pelo Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão legislativo) que, em reunião plenária extraordinária, propôs um prazo de 36 meses fortemente denunciado pelos partidos políticos representativos do país e pela sociedade civil.

Assim que o cronograma proposto pela CNT e aprovado pela Junta foi anunciado, a Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC) publicou um comunicado à imprensa convidando seus ativistas e simpatizantes a estarem prontos para a retomada das manifestações pacíficas de rua.

A FNDC organizou várias manifestações sob o antigo regime por causa da mudança na lei fundamental que permitiu a Alpha Condé disputar um terceiro mandato.

Por sua vez, vários partidos políticos desaprovaram e denunciaram o cronograma de 36 meses que o Governo está a tentar explicar amplamente aos seus parceiros, recebido por sua vez pela ministra das Relações Exteriores, Morissanda Kouyaté.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sugeriu à Junta um calendário de seis meses para as eleições.

-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/IZ 16maio2022