Junta militar visita deposto Presidente maliano em hospital no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Uma forte delegação do Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP), junta militar, visitou quinta-feira o o deposto Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, hospitalizado numa clínica em Bamako, soube a PANA de fontes seguras.
O ex-Presidente foi admitido numa clínica terça-feira última, depois de ter tido, segundo médicos, um curto acidente vascular cerebral.
Segundo as mesmas fontes, o seu estado de saúde melhorou e o mesmo terá regressado no mesmo dia à sua casa, em Sebenikoro, distrito no sudoeste de Bamako.
Ibrahim Babakar Keita poderá, nos próximos dias, rumar para o estrangeiro por razões de saúde.
O mesmo ficou feliz, disseram as mesmas fontes, por ter sido visitado pelo coronel, Assimi Goita (líder da junta),
acompanhado por seus colegas.
Aproveitou a ocasião para exprimir votos e rezar pelo Mali.
O ex-Presidente foi detido a 18 de agosto último por um grupo de oficiais agrupados no CNSP, que o forçou à demissão.
Foi autorizado alguns dias depois a regressar à sua casa.
Depois de junho de 2020, o Mali conhece uma crise sócio-política sem precedentes, marcada por manifestações organizadas pelo Movimento dos Cinco (R5) – Coligação das Forças Patrióticas (M5-RFP), que reclamava pela sua demissão e pela do seu regime, acusado de má governação e de má gestão da crise multiforme que conhece o país desde 2012.
Ao tomar o poder através dum golpe de Estado militar, a 18 de agosto último, a junta disse que só cumpria uma missão do M5-RFP, que foi a demissão do Presidente Keita.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 04set2020