Junta militar reúne-se com classe política no Mali
Bamako, Mali (PANA) - Membros do Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP), a Junta que tomou o poder no Mali terça-feira reuniram-se quinta-feira, em Bamako, com a classe política nacional, soube a PANA de fonte oficial.
O encontro realizou-se nas instalações do Ministério da Defesa e Antigos Combatentes, 48 horas após a destituição do Presidente Ibrahima Boubacar Kéita, num golpe de Estado militar.
Estiveram presentes representantes de todas as sensibilidades sociopolíticas do país, visando trocar impressões sobre a vida política nacional, segundo os participantes na reunião.
Este "primeiro encontro com as forças vivas da Nação (sociedade civil, oposição e maioria) “é uma reunião de contacto com as novas autoridades”, declarou Mamadou Blaise Sangaré da Convenção Social Democrata (CDS - campo presidencial).
Sangaré acrescentou que, desde o primeiro anúncio, os militares indicaram as vias para reunir todas as camadas sociais, políticas e as forças vitais da Nação a fim de iniciar algo em comum.
Por seu lado, Oumar Hamadoun Dicko, ministro cessante e presidente do Partido para a Solidariedade e Progresso (PSP), indicou que os militares propuseram um diálogo com todo o Mundo.
Segundo ele, trata-se de encontrar uma fórmula de mobilização para que cada um dê o seu ponto de vista sobre um possível roteiro de paz que vão propor.
Para o porta-voz do CNSP, o coronel-major Ismaël Wagué, a fase de transição "está em curso".
“Já estamos no processo de reunir as forças para criar um Conselho de Transição com um presidente de transição que será um soldado ou um civil", afirmou.
O encontro com a classe política foi presidido pelo coronel Malick Diaw, vice-presidente do CNSP, ladeado pelo coronel Ismaël Wagué, porta-voz e outros militares.
O CNSP prometeu reunir-se nos próximos dias com os partidos da oposição do Mali, a sociedade civil e outras camadas.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 21agosto2020