Junta militar realiza sessão inaugural do Conselho Nacional de Transição na Guiné Coinakry
Conakry, Guiné (PANA) - Uma sessão inaugural do Conselho Nacional da Transição (CNT) na Guiné ocorrerá sábado próximo em Conakry, assim decidiu terça-feira o chefe da junta militar no poder, o coronel Mamadi Doumbouya, num decreto lido na Ttelevisão Nacional.
A sessão inaugural, explica o decreto, vai instalar os conselheiros nacionais e o gabinete do CNT, cujo presidente, Dansa Kourouma, saídoe da sociedade civil, foi nomeado na semana passada pelo presidente do Comité Nacional da Reunião para o Desenvolvimento (CNRD), no poder desde 5 de setembro último, após ter derrubado o então regime do Presidente Alpha Condé.
O presidente do CNT será assessorado, como primeiro vice-presidente, pela . Maïmouna Yombouno, vinda de "pessoas-recursos", e por um segundo vice-presidente, Elhadj Sény Facinet Sylla, designado por confissões religiosas.
O gabinete do CNT é composto por 81 membros, dos quais 15 dos partidos políticos aprovados e que são mais de 200 no país.
Após os golpes de Estado ocorridos no país em 1984 e 2008, a Guiné vai viver sob a terceira transição da história política do país que acedeu à sua independência em 1958.
O gabinete do CNT determinará a duração da transição e trabalhará também no estabelecimento de uma nova constituição ou na emenda da de 2010 que permitiu a Alpha Condé chegar ao poder para um primeiro mandato de cinco anos antes do segundo que terminou em 2020.
Mas, alguns meses antes do fim do segundo mandato, Condé emendou a lei fundamental do país que lhe permitiu disputar e ganhar um terceiro mandato encurtado pela atual junta militar através dum golpe de Estado.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 2fev2022