Bamako, Mali (PANA) - O uarto vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) do Mali, Issa Kaou Djim, processado por "atentado contra o crédito do Estado" foi libertado na noite de terça-feira, soube a PANA de fonte judicial.
Ele estava em prisão preventiva na Cadeia de Bamako, desde 29 de outubro último, quando compareceu em tribunal que deveria ler a sentença a 03 de dezembro próximo.
O CNT, o órgão legislativo da Transição no Mali, pediu, durante uma sessão plenária na quinta-feira, 04 de novembro corrente, a suspensão da detenção de Issa Kaou Djim.
Uma fonte próxima do caso indicou, depois de libertado, Issa Kaou Djim não estará em perigo, pois, frisou, o processo judicial está em curso e o seu caso estará em deliberação, a 03 de dezembro próximo.
Recentemente, Issa Kaou Djim, através das redes sociais, criticou violentamente o primeiro-ministro Choguel Kokalla Maiga, qualificando-o de "incompetente", ao ponto de exigir a sua demissão.
Também protestou contra a decisão, tomada pelo Governo de Transição, de declarar "persona no grata", no Mali, um representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), "por comportamento contrário ao seu estatuto."
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 10no2021