Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente da Transição na Guiné, o coronel Mamady Doumbouya, ordenou sexta-feira a restituição de um terreno construído, localizado em Belle-Vue, no subúrbio da cidade capital, Conakry, aos herdeiros do primeiro chefe do Estado guineense, Ahmed Sekou Touré.
Comummente chamadas "Les cases de Belle-Vue" (As casas de Belle-Vue), revertidas ao património construído, no rescaldo do golpe de Estado de 1984, após a morte, devida a uma doença, do proprietário dos locais, estas casas serviram de lalojamentoocais de acolhimento de hóspedes estrangeiros.
De acordo com o decreto publicado sexta-feira, "os terrenos construídos localizados em Belle-Vue, comummente chamadas "Vivendas Belle-Vue", serão objeto de uma levantamentolibertação quea ser assinado e emitido pelo ministro e secretário-geral da Presidência da República e pela Direção-Geral do Património Construído Público.
Qualquer outro serviço deve cessar todas as ações de gestão relacionadas com o terreno construído, salvo opinião contrária dos herdeirosaconselham.
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/DD 11dez2021