Agência Panafricana de Notícias

Junta adia convenção nacional no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A junta no poder no Mali decidiu adiar para uma data ulterior a convenção nacional inicialmente prevista para esta quinta-feira, anunciou um comunicado do Comité Nacional para a Reabilitação da Democracia e Restauração do Estado (CNRDRE) divulgado em Bamako.

Este adiamento foi decidido após consulta da maioria dos partidos participantes numa reunião preparatória organizada quarta-feira em Kati no Quartel-General da junta que tomou o poder a 22 de março destituindo o Presidente Amadou Toumani Touré.

Segundo o comunicado, a data da convenção será anunciada "de comum acordo com o conjunto das sensibilidades abrangidas".

A convenção nacional está encarregada de instaurar os órgãos para gerir a crise que sevicia no norte do Mali onde três grandes cidades (Kidal, Gao e Tombouctou) caíram nas mãos da rebelião tuaregue.

A Frente Unida para a Salvaguarda da Democracia e República (FDR), que agrupa cerca de 40 partidos políticos e organizações da sociedade civil, decidiu boicotar esta reunião.

-0- PANA GT/AAS/MAR/TON 05abril2012