Agência Panafricana de Notícias

Julgamento de manifestantes no Malawi

Blantyre, Malawi (PANA) – Pelo menos 250 pessoas foram julgadas diante de diferentes tribunais no Malawi pelo seu envolvimento nas manifestações anti-governamentais da semana passada, informou a Polícia.

O porta-voz da Polícia da região central, John Namalenga, declarou à PANA que 100 pessoas foram julgadas diante do Tribunal de Lilongwe, a capital, por acusações de incêndios voluntários, pilhagens, roubos e posse de bens roubados.

« O tribunal recusou-se a conceder-lhes liberdade sob caução », afirmou.

Mais de 500 pessoas foram presas em Blantyre, a capital económica, em Lilongwe, a capital administrativa, e nas cidades universitárias de Zomba e de Mzuzu situadas respetivamente no leste e no norte do país, após pilhagens nas lojas pertencentes, na sua maioria, a próximos do Presidente Bingu wa Mutharika.

O Presidente visitou as lojas pilhadas dos seus próximos, nomeadamente a do deputado John Vinandi, eleito do partido no poder, o Partido Progressista Democrático (DPP), e um armazém da Mulli Brothers, um importante grupo de empresários.

« São bandidos inspirados por Satã. Isto nada tem a ver com as manifestações, é vandalismo”, afirmou o Presidente.

Mutharika declarou antes aos organizadores das manifestações : « Vou perseguir-vos até às vossas casas! Vou deter-vos mesmo se se esconderem em buracos”.

O porta-voz da Polícia da região austral, Dave Chingwalu, declarou que mais de 30 pessoas foram julgadas desde sexta-feira diante dos tribunais de Blantyre. “A maioria delas foi libertada sob caução », afirmou.

Na cidade de Mzuzu, onde houve mais violência e mortos, mais de 100 pessoas foram julgadas diante dos tribunais.

Pelo menos 19 pessoas morreram durante as manifestações contra a gestão do país pelo regime de Bingu wa Mutharika.

Milhares de Malawís invadiram as ruas quarta-feira passada, manifestando-se contra o custo elevado da vida, a penúria persistente de combustível e divisas e o desrespeito dos princípios de gestão pela administração do Presidente Mutharika.

-0- PANA RT/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 27julho2011