Julgamento de civis por tribunais militares denunciado no leste da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A Organização Líbia para uma Informação Independente condenou, domingo, o julgamento de cidadãos civis por tribunais militares sobre casos ligados à liberdade de imprensa, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, a organização afirmou que tais julgamentos constituem "uma violação flagrante dos compromissos internacionais da Líbia de proteção da liberdade de opinião e de expressão."
Também considera que o que fazem autoridades executivas no leste do país é contrário à declaração constitucional e às convenções ligadas à liberdade de imprensa.
O comunicado foi publicado um dia depois de um operador de câmara, Andessalam El Turqui, que cobria uma guerra por conta do Comando Geral no leste do país, ter sido detido pela Polícia Militar em meados de setembro de 2020, em Benghazi (leste).
Turqui filmou e produziu um vídeo, a 8 de setembro último, sobre o confisco pela Marinha Militar no Leste do país, de navios de pesca estrangeiros e a apreensão de seus equipamentos.
No mesmo vídeo, ele fez entrevistas com autoridades militares locais, tendo sido capturado e aprisionado pela Polícia Militar de Benghazi, após a publicação do mesmo.
Ele está a ser julgado por um Tribunal Militar por "traição, espionagem e contactos com o inimigo.”
A Organização Líbia para uma Informação Independente pediu a libertação do operador de câmara e a anulação de todas acusações proferidas contra si.
Também reiterou o seu pedido de libertação dum outro operador de câmara, Ismaël El Zaoui, detido desde setembro de 2018 em Benhazi e duma cidadã, Hind Abdelazziz, presa desde fevereiro de 2020, em idênticas circunstâncias.
A sua advogacia é extensiva igualmente a todos os prisioneiros de opinião, guadados em diferentes zonas do país e julgados por tribunais militares por delitos de opinião.
A instituição disse ter ainda recenseado cerca de 33 casos similares, dos quais 11 dizem respeito a mulheres, julgados por militares.
-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 14dez2020