Agência Panafricana de Notícias

Julgamento de Charles Taylor a 27 de abril

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Tribunal Especial para a Serra Leoa (TSSL) anunciou que o julgamento do ex-Presidente da Libéria, Charles Taylor, será realizado a 26 de abril próximo.

Taylor é julgado perante este tribunal especial por 11 acusações de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, de pilhagem, de escravidão sexual, de recrutamento e de utilização de crianças soldados.

Essas acusações dizem respeito ao seu presumível apoio a dois grupos rebeldes na Serra Leoa, designadamente o Conselho Revolutionário das Forças Armadas e a Frente Revolucionária Unida.

Um comunicado do TSSL indica que os argumentos de conclusão no processo judicial de Taylor, aberto em junho 2007 em Haia, nos Países Baixos, foram apresentados em fevereiro e março de 2011.

O TSSL foi criado conjuntamente pelo Governo da Serra Leoa e pelas Nações Unidas em 2002.

Ele tem mandato para julgar as pessoas com maior responsabilidade nos casos de violações graves do direito humanitário internacional e do direito nacional cometidas no território da Serra Leoa desde finais de novembro de 1996.

Embora o tribunal esteja baseado em Freetown, a capital serraleonesa, o processo judicial de Taylor teve lugar numa câmara que se reúne em Haia, por razões de segurança.

-0- PANA AA/SEG/FJG/TBM/DIM/DD 02março2012