Agência Panafricana de Notícias

Julgamento contra meio-irmão do Presidente togolês inicia-se em Lomé

Lomé,Togo (PANA) – O julgamento de Kpatcha Gnassingbé, meio-irmão do Presidente togolês Faure Gnassingbé, detido há dois anos, por tentativa de atentado contra a segurança do Estado, começa nesta quinta-feira em Lomé, soube a PANA de fontes judiciárias.

Segundo estas fontes, o processo será levado pela Câmara Judiciária do Tribunal Supremo, tendo em conta a personalidade de Kpatcha Gnassingbé, ex-ministro da Defesa e deputado, que deverá comparecer com 31 outros detidos, entre os quais oficiais do Exército togolês e civís interpelados no quadro deste caso.

Desde 12 de abril passaso, várias personalidades civís e militares, entre as quais filhos do ex- Presidente da República, Gnassingbé Eyadema, foram indiciadas por « tentativa de atentado contra a segurança de Estado, associação de agressores, rebelião, violência voluntária e cumplicidade ».

A opinião nacional está impaciente para conhecer o desfecho deste caso que, apresentado como "um assunto Gnassingbé contra Gnassingbé", deteriorou, há dois anos, o relacionamento no seio da família Gnassingbé dando matérias a cronistas da imprensa local.

-0- PANA FAA/DIM/DD 31agosto 2011