Agência Panafricana de Notícias

Juiz nigeriano nomeado presidente do Alto Tribunal Federal da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Um juiz nigeriano, Ibrahim Auta, responsável do Tribunal Militar que condenou à morte em 1995 o célebre ecologista e dramaturgo nigeriano, Ken Saro Wiwa, foi promovido ao posto de presidente do Alto Tribunal Federal do país, apesar de uma forte oposição das organizações de defesa dos direitos humanos.

O Senado confirmou quarta-feira o juiz Auta neste posto, apesar da objeção do senador Lee Maeba do Estado de Rivers, donde era originário o finado Saro Wiwa.

A imprensa local citou esta quinta-feira Maeba como tendo declarado que confirmar o juiz Auta neste cargo exporia os Nigerianos ao seu arbitrário pois, frisou, « este homem é demasiado perigoso para ser nomeado para um posto tão elevado ».

O juiz Auta foi promovido pelo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, a pedido do Conselho Judicial Nacional.

Em 1995, Saro Wiwa, natural da rica província petrolífera de Ogoni no Estado de Rivers, foi detido e julgado apressadamente por um Tribunal Militar que o condenará depois à morte por enforcamento.

O então Governo Militar do general Sani Abacha procedeu rapidamente à sua execução, atraindo consequentemente para si a fúria da comunidade internacional.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/FK/DD 12maio2011