Jovens são " maior fonte de esperança" para 2020, diz SG da ONU
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Enquanto o Mundo entra para o ano de 2020 com "a incerteza e a insegurança em toda parte", o Secretário-Geral das Nações Unidas defendeu que os jovens do constituem a “maior fonte” de esperança da humanidade.
Num contexto de desigualdades persistentes, de ódio crescente, de Mundo em guerra e de aquecimento do planeta” com a mudança climática como “problema a longo prazo” e “um perigo claro e presente”, António Guterres declarou, na sua mensagem de Ano Novo, que “não podemos aceitar ser a geração que tocou violino enquanto o planeta queimava”.
Mas "também há esperança", prosseguiu o responsável onusino, enaltecendo o poder da juventude no planeta, de acordo com um comunicado onusino.
Da ação sobre o clima à igualdade dos sexos, passando pela justiça social e pelos direitos humanos, "a vossa geração está na primeira linha e em destaque na imprensa”, declarou, insistindo estar “inspirado pela vossa paixão e determinação”.
Ao notar que os jovens « reclamam acertadamente por um papel na construção do futuro”, declarou: “Eu estou com vocês”.
"A ONU está ao vosso lado e pertence-lhes”, afirmou Secretário-Geral da organização universal.
Ele sublinhou que 2020 marca o 75º aniversário da organização e declarou que “nós lançamos uma Década de Ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD), o nosso plano diretor para uma globalização equitativa”.
"Este ano, o Mundo precisa dos jovens para continuar a expressar-se, a pensar em grande, a ultrapassar os limites e a manter a pressão”, concluiu o Secretário-Geral da ONU, desejando “ paz e felicidade em 2020”.
-0- PANA MA/ASA/IS/FK/IZ 31dez2019