Agência Panafricana de Notícias

Jovens protestam contra firma petroleira indiferente à sua comunidade no sudeste da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Jovens furiosos, pertencentes a uma comunidade pobre do Estado de Akwa, na província petrolífera do Delta do Níger, no sudeste da Nigéria, intercetaram na sua terra, quinta-feira, um autocarro de trabalhadores duma empresa petrolífera para protestar contra o suposto desinteresse desta das suas condições de vida, relatou sexta-feira a imprensa local.

De acordo com a fonte, os jovens, de Afriyo em Eket, apoderaram-se de um autocarro de 32 assentos pertencentes a Frontier Oil Ltd, a empresa petrolífera, levando-o ao domicílio do chefe de aldeia, onde libertaram só trabalhadores sãos e salvos.

“Não raptámos os empregados da Frontier Oil. O conselho dos chefes ordenou aos nossos jovens para intercetarem o autocarro para protestar contra a sua negligência para com a nossa comunidade em matéria de oportunidades de empregos”, disse Chief Eshiet Abasiekong, chefe da aldeia da comunidade de Afriyo.

“Esta comunidade tem poços petrolíferos que fazem parte dos campos Uquo Marginal Oil Fields, mas não fomos integrados nas atividades desta companhia. O autocarro imobilizado só será liberto quando nos derem empregos que nos devem”, declarou Abasiekong.

Confrontos entre jovens protestadores das diferentes comunidades da província petrolífera denunciando o desinteresse das empresas petrolíferas que operam nas suas terras.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/FK/DD 10junho2011