Jovens cada vez mais expostos ao coronavírus na Guiné
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - A pandemia do coronavírus está omnipresente nos jovens entre os 20 e os 49 anos de idade, na Guiné-Conakry, segundo um estudo da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
Entidade responsável pela luta contra a doença, na Guiné-Conakry, desde a deteção do primeiro caso, a 12 de março último, a ANSS manifesta-se preocupada pela elevada proporção de jovens (cerca de 70%), infectados com o vírus.
"A epidemia permanece ativa entre os jovens, representando a camada com elevada mobilidade social", observa a ANSS, que explica que a camada juvenil está altamente exposta aos riscos de contaminação com covid-19, porque geralmente não respeita as medidas de biossegurança.
O incumprimento dessas medidas "é uma das causas da persistência da epidemia, em Conakry, onde o uso de máscaras não é geralmente observado, apesar das multas impostas aos infratores", diz a agência.
Nas ruas, transportes públicos, mercados, concessões familiares, continua a ANSS, "o uso de máscaras não é geralmente respeitado".
No seu último boletim diário, a ANSS indica ter detetado, terça-feira, 71 novos casos positivos na sequência de testes efetuados numa amostra de 1.271, uma taxa de positividade de 5,6 por cento.
No total, a ANSS registou 7.489 pacientes, desde a declaração do primeiro caso, enquanto 6.591 foram declarados curados e 48 óbitos registados em estabelecimentos de saúde.
A Polícia advertiu terça-feira os proprietários de bares, restaurantes e outros locais públicos que serão processados e levados à justiça se abrirem as suas instalações sem autorização.
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/IZ 06agosto2020