Bamako, Mali (PANA) - Um aluno de uma escola corânica (talibé) de 12 anos de idade foi morto terça-feira, em Goundam, num ataque de homens armados não identificados contra a brigada da Gendarmaria local na região de Tombouctou, no nordeste do Mali, anunciou esta quarta-feira a Agência de Notícias do Mali (AMAP).
Os assaltantes, que chegaram em duas camionetas, abriram fogo contra as instalações da Gendarmaria, matando o jovem talibé, que procurava ganhar o seu pão na rua, antes de desaparecerem.
A fonte indica que os atacantes se dirigiram para o nordeste da cidade, na sequência da reação dos gendarmes.
"Há algum tempo, a cidade de Goundam e seus arredores estão mergulhados na escuridão, após cortes de energia devido à vestutez dos geradores, o que levou à insegurança", disse um morador citado pela AMAP sob anonimato.
As autoridades da região de Tombouctou iniciaram, há três meses, sessões de sensibilização com a população para colaborar com as forças de defesa e segurança na luta contra a insegurança na região.
Estas ações, combinadas com patrulhas, reduziram o fenómeno da insegurança, incluindo ataques e banditismo no círculo de Goundam, indicam as autoridades locais.
-0- PANA GT/JSG/CJB/IZ 08maio2019