Agência Panafricana de Notícias

Jovem detido morre apunhalado em cadeia das ilhas Reunião

Saint-Denis- ilhas Reunião (PANA) -- Um jovem recluso de 21 anos de idade foi morto durante uma luta que implicou cerca de 40 prisioneiros quinta-feira à tarde no centro penitenciário da cidade do Porto, situado a 18 quilómetros de Saint-Denis, capital das ilhas Reunião, soube a PANA de fonte policial.
Jean Freddy Régel, que cumpria uma pena desde Outubro de 2008 por diversos assaltos, esteve implicado no que aparece ser um conflito entre clãs no seio do centro de detenção.
No total, 47 reclusos estavam no pátio de passeio quando as trocas de insultos degeneraram em luta incontrolada pelos guardas "em número insuficente", de acordo com um responsável do estabelecimento penitenciário.
"Jean Freddy Regel perdeu a vida num duelo violento com um outro recluso, que o feriu mortalmente.
Ele faleceu durante a sua transferência para o hospital", precisou a mesma fonte.
Este crime fez reagir vivamente os sindicatos das ilhas Reunião, à semelhança do secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Penitenciários (CGT), Joseph Rubens, que afirmou, em entrevista concedida esta sexta-feira à PANA, estar chocado pela gravidade dos factos, mas surpreendido pois o número de guardas prisionais nas ilhas é muito fraco.
"Sofremos há anos de sobrelotação carceral.
Na prisão do Porto, onde ocorreu o homicídio entre reclusos, possuímos 750 prisioneiros para uma cadeia que pode conter apenas 450", denunciou o responsável da Confederação Geral dos Trabalhadores Penitenciários.
No entanto, a administração penitenciária ordenou a abertura dum inquérito e três suspeitos estão detidos desde quinta-feira à noite.
Aautópsia da vítima deverá ser feita esta sexta-feira.