Agência Panafricana de Notícias

José Maria Neves felicita novo homólgo senegalês eleito

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, felicitou, terça-feira, o novo Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, pela vitória nas eleições presidenciais realizadas domingo último nesse país, apurou a PANA de fonte segura.

"Em nome do povo cabo-verdiano e no meu próprio, endereço à Vossa Excelência as mais calorosas felicitações pela sua brilhante eleição como Presidente da República do Senegal logo na primeira volta das eleições", escreve o chefe do Estado cabo-verdiano numa carta de felicitações aendereçada ao seu homólogo senegalês.

"Sinceros votos de sucessos ao Presidente eleito, e auguro que possa dirigir os destinos deste país amigo nos caminhos da paz, da liberdade, da democracia, do progresso e da prosperidade", lê-se na missiva.

O chefe de Estado cabo-verdiano reiterou ainda a sua "constante disponibilidade" para trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.

Sete milhões de senegaleses estavam inscritos para votar a fim de escolherem o novo Presidente da República.

Entre 16 homens e uma mulher inscritos no boletim de voto, os dois favoritos, Amadou Ba, pela coligação no poder, Benno Bokk Yakaar (BBY, Unidos pela Esperança, em uolofe) e Bassirou Diomaye Faye, pela oposição, foram escolhas pessoais de duas individualidades políticas excluídas do escrutínio, designadamente o Presidente da República cessante, Macky Sall, e o líder da oposição, Ousmane Sonko, respetivamente.

A votação estava inicialmente prevista para 25 de fevereiro, tendo sido  adiado em última hora, o que provocou distúrbios e várias semanas de confusão que puseram à prova boas práticas democráticas do Senegal.

Com uma população de 18.000.000 habitantes, o Senegal é um dos países mais estáveis da África Ocidental, abalada por golpes de Estado.

O país tem mantido fortes relações com o Ocidente.

Na primeira intervenção pública desde que os resultados provisórios mostraram uma vitória esmagadora do até então candidato da oposição, Bassirou Diomaye Faye prometeu lutar contra a corrupção e promover a reconciliação nacional, depois da grave crise política que se seguiu ao adiamento da votação.

"Comprometo-me a governar com humildade e transparência, e lutar contra a corrupção a todos os níveis", declarou Faye numa conferência de imprensa dada em Dakar, segunda-feira última à noite.

Faye afirmou que ia esforçar-se para reconstruir as instituições e reforçar as bases da coexistência pacífica.

-0- PANA CS/DD 27março2024