José Maria Neves considera Papa Francisco "um símbolo da humanidade"
Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou o Papa Francisco como “um grande símbolo da humanidade nos tempos de hoje,” desde questões ambientais, a problemática das migrações, toda a questão da paz, do respeito pela dignidade da pessoa humana ao todo o seu combate pela liberdade de espírito”, soube a PANA de fonte oficial.
O chefe do Estado cabo-verdiano teceu estas considerações quando rumava quarta-feira última para Roma, na Itália, onde será recebido sexta-feira, 14 de junho de 2024, pelo Papa Francisco, segundo a mesma fonte.
"É importante falar com ele (Papa) sobre os desafios da atualidade, do continente africano, aprender, procurar inspiração nos seus ensinamentos e continuar a trabalhar por um mundo de paz", afirmou José Maria Neves, em entrevista à Rádio Vaticano.
Acrescentou que falará com o Sumo Pontífice da liberdade para pessoas continuarem a sonhar com a melhoria das suas condições de vida e uma maior felicidade.
"Cabo Verde é um país de paz e quer ser um "'pivot' regional" em muitos domínios, não obstante os desafios que também enfrenta, como as migrações e a emergência climática", prosseguiu.
Em janeiro de 2023, o líder cabo-verdiano manifestou a vontade de contar com a visita do Papa Francisco ao país, durante o “decénio jubilar dos 500 anos da Diocese de Santiago, em 2033.”
O encontro com o chefe da igreja católica inscreve-se no quadro de uma visita oficial à Itália, agendada para 13 a 17 de junho corrente.
Ainda da sua agenda constam outros encontros ao nível da cooperação bilateral com a Itália e visitas a comunidades cabo-verdianas residente em Roma (capital italiana) e Nápoles (no mesmo país).
-0- PANA CS/DD 12junho2024