Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas tunisinos instados a boicotar coligação incitadora à violência

Túnis Tunísia (PANA) - O Sindicato Nacional dos Jornalistas Tunisinos (SNJT) apelou no sábado aos media para boicotarem a coligação parlamentar Al Karama e "não contribuirem para a publicação de discursos de ódio e incitação à violência ameaçador da paz social", segundo um comunicado de imprensa a que a PANA teve acesso.

A SNJT sublinhou que esta decisão se segue à publicação, nas contas eletrónicas do presidente da coligação, Seif Eddine Makhlouf, e dum deputado, Abdelatif Alaoui, de posts que visam vários jornalistas em diferentes meios de comunicação social, ameaçando a sua integridade física, lê-se no documento.

Jornalistas adotaram posições hostís ao projeto de lei de revisão do decreto sobre a organização da comunicação audiovisual, apresentado, há meses, pela coligação e que será debatido numa sessão plenária agendada para 14 de outubro corrente.

O sindicato apelou a todos os jornalistas, insultados no contexto das campanhas da coligação Al Karama de incitação à violência, a levarem-nos diante da justiça.

Aconselhou-lhes igualmente para se unirem a fim de enfrentarem as tentativas de violação da liberdade de expressão e de informação.

Defendendo a mesma causa, o Sindicato Geral de Informação, filiado na União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT), também aconselhou no mesmo sábado, num comunicado, aos seus membros em todos os meios de comunicação social a boicotarem a Coligação Al Karama.

-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 12outubro2020