Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas nigerinos deploram despedimento de africano de CFI

Paris, França (PANA) – Jornalistas nigerinos exprimiram a Michèle Alliot-Marie, ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, o seu descontentamente a respeito do despedimento "por  motivos económicos" de Abou Kimba, único quadro africano de Canal France International (CFI).

Numa carta endereçada a Alliot-Marie, a Associação Casa da Imprensa, que agrupa os jornalistas nigerinos, considera o despedimento de Kimba, "quadro africano experimentado, que contribuiu muito para o desenvolvimento da cooperação audiovisual francesa em África, vai de encontro com a política externa francesa em relação aos países africanos".

"É mais do que surpreendente que o único quadro africano desta estrutura de cooperação audiovisual (CFI), que colabora com cerca de 50 televisões africanas e que dispõe dum tão nível de estudos, e igualmente duma experiência fora de comum no mundo audiovisual africano, seja pura e simplesmente despedido", escreve a Associação Casa da Imprensa na sua carta transmitida à PANA.

Ela considera ainda que o CFI, que funciona graças aos fundos públicos para uma missão de cooperação cuja maior parte é consagrada à África, não pode logicamente evocar razões económicas para justificar o despedimento do seu único quadro africano.

Depois de dez anos de serviço no CFI, como responsável de missão para África, Abou Kimba foi demitido em Julho de 2009 depois da chegada duma nova direção e da reorganização da empresa.

A nova direção propôs-lhe um posto de encarregado de missão avaliação qualidade que não corresponde ao seu perfil nem à sua experiência profissional.

A associação SOS-Racismo e a Alta Autoridade de Luta contra as Discriminações e Exclusão (HALDE) foram informadas sobre as condições de despedimento de Kimba.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/DD 20Dez2010