Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas manifestam-se por libertação de responsável de rádio privada no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Os profissionais da imprensa e líderes da sociedade civil do Burundi enfrentaram uma forte chuva matinal sobre a capital, Bujumbura, para se manifestar e reclamar pela libertação do diretor da Rádio Pública Africana (RPA, independente), Bob Rugurika, detido há 27 dias por alegada cumplicidade no assassinato de três missionárias italianas em setembro de 2014.

Cada terça-feira, dia do encarceramento de Bob Rugurika, os jornalistas manifestam-se para obter a libertação do seu colega.

O jornalista de investigação muito popular é acusado de « cumplicidade de assassinato » e de «encobrimento dum criminoso » por ter entrevistado uma pretensa testemunha do triplo assassinato de religiosas italianas.

A testemunha acusou altos responsáveis da Polícia Nacional e dos Serviços de Inteligência como sendo os principais patrocinadores deste delito para fins não precisados.

O Tribunal de Apelação de Bujumbura reuniu-se, segunda-feira na cadeia de Muramvya, para ouvir e estatuir sobre o pedido da defesa de libertação condicional do seu cliente.

Ele ouviu igualmente o Ministério Público que exige o pagamento duma caução de 20 milhões de francos burundeses (cerca de 10 mil dólares americanos), e a revelação do local onde a testemunha está escondida.

O Tribunal de Apelação deve pronunciar-se quarta-feira com base nos argumentos da defesa e da acusação.

-0- PANA FB/JSG/FK/TON 17fev2015