Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma manifestação de apoio à libertação do jornalista francês, Olivier Dubois, realizar-se-á terça-feira próxima, 8 de Junho corrente, no Largo da República em Paris (França), anunciaram sob a Repórter Sem Fronteiras (RSF).
Sequestrado a 8 de abril de 2021 em Gao, no norte do Mali, Olivier Dubois, jornalista freelance, que colabora com jornais Liberation, Le Point Afrique e Jeune Afrique.
O repórter, que está no Mali há vários anos, tinha um encontro marcado com Abdallah Ag Albakaye, tenente do Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), uma coligação de grupos islâmicos armados filiados na nebulosa terrorista Al Qaeda.
Ele não voltou a ser visto depois de ter ido a este encontro, até à difusão, um mês mais tarde, ou seja, a 5 de maio último, de um vídeo de 21 segundos, no qual ele confirmou ter sido sequestrado pelo GSIM.
Mais de sete anos depois dos assassinatos dos jornalistas da Rádio França Internacional (RFI) Ghislaine Dupont e Claude Verlon no Mali, o Sahel continua a ser uma das regiões mais perigosas do mundo para jornalistas, de acordo com a RSF.
A 26 de abril último, dois jornalistas espanhóis, David Beriain e Roberto Fraile, foram mortos no Burkina Faso num ataque de autoria de um grupo armado.
O Mali ocupa o 99.º lugar dos 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2021, publicado recentemente pela RSF.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 02junho2021