Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas lusófonos pretendem criar organização

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Jornalistas dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) concluíram quinta- feira na Praia uma reunião durante a qual analisaram a criação duma federação ou dum sindicato da classe, soube-se de fonte segura na capital cabo-verdiana.
A reunião, realizada quarta e quinta-feiras, vem na sequência dos encontros realizados no ano passado em Angola, onde foi lançada a ideia de juntar jornalistas da CPLP numa organização comum e no Brasil, onde foram dados os primeiros passos para a elaboração dos estatutos da organização que se perspectiva.
Jornalistas de Angola, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e do Brasil participaram no encontro, enquanto os seus colegas da Guiné- Bissau cancelaram a viagem à última hora devido a crise política no seu país.
Por seu lado, Portugal e Timor Leste estiveram ausentes do encontro que decorre na Casa de Imprensa, sede da Associação de Jornalista de Cabo Verde (AJOC).
Ao proceder à abertura do III Encontro de Jornalistas da CPLP, a ministra cabo-verdiana da Presidência do Conselho de Ministros, Janira Hopffer Almada, considerou ser fundamental a criação de uma organização dos profissionais da comunicação social no espaço lusófono.
De acordo com Janira Almada, os Governos da CPLP estão cientes do papel que os profissionais da comunicação social desempenham no processo de consolidação da democracia e no desenvolvimento dos Estados membros.
A presidente da AJOC, Hulda Morreria, considera, por seu turno, que a entidade a ser crida deve constituir um espaço de diálogo, intercâmbio, cooperação e interacção entre os jornalistas e todo o espaço da CPLP.
Com esta iniciativa, pretende-se fazer com que a classe possa velar pela ética jornalística e pela defesa da liberdade de imprensa em todos os países membros e no âmbito internacional, sublinhou.
A futura organização de jornalista lusófonos deve, igualmente, ter entre as suas preocupações a edição de publicações e a realização de congressos internacionais com o objectivo de fomentar discussões de temas de interesse dos profissionais no contexto da CPLP.