Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas gambianos condenam detenção de colegas na Etiópia

Banjul, Gâmbia (PANA) – O sindicato da imprensa gambiana condenou firmemente a detenção de jornalistas e bloguistas na Etiópia e apelou às autoridades deste país para libertá-los imediatamente e sem condição.

« Os nossos corações batem em uníssono com os dos jornalistas em situações difíceis e impensáveis no Egito, na Somália, na Ucrânia, os que atravessam momentos difíceis e os que morreram no exercício das suas funções noutras partes do mundo, dizendo a verdade ao poder », declarou Baboucarr Ceesay, primeiro vice-presidente do sindicato.


Segundo Ceesay, que falava no quadro das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio)m as ações dos dirigentes etíopes levam África de volta aos dias sombrios do apartheid e do regime de partido único.

Ele qualificou as ações da Etiópia de injúria a todos os Africanos que aspiram a viver num continente que valoriza a justiça, a responsabilidade, a igualdade e a liberdade e que alimenta a criatividade e o potencial dos seus povos.

A celebração do Dia da Liberdade de Imprensa na Gâmbia sob o lema « Atingir Novos Objetivos : A Imprensa Reforça o Programa de Desenvolvimento pós-2015 », foi inteiramente financiada pelo Gabinete Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para a África Ocidental em Dakar, Senegal.

-0- PANA MSS/SEG/AKA/TBM/IBA/IZ 05maio2014