Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Associação dos Jornalistas do Burkina Faso (AJB) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Informação e Cultura (SYNATIC) apelaram quinta-feira ao Governo e aos proprietários de imprensa para fornecerem aos jornalistas equipamentos adequados de proteção no contexto do coronavírus (Covid-19).
Numa declaração publicado quinta-feira, a AJB e a SYNATIC consideram que, dois meses após o aparecimento oficial da Covid-19 no Burkina Faso, as medidas tomadas pelo Governo e pelos proprietários de imprensa para permitir aos homens e mulheres dos media protegerem-se contra esta pandemia, continuam ineficazes.
"A observação dos repórteres no terreno e as disposições nos gabinetes editoriais demonstram-no. Num tal contexto, os jornalistas são muito solicitados e solicitados. Esta solicitação excessiva contrasta com as condições precárias em que estes vivem e trabalham", lê-se na declaração.
Porém, as duas entidades pedem aos trabalhadores dos media, em particular, e ao público, em geral, para reforçarem ainda mais o respeito pelos gestos de barreira contra a Covid-19.
Até a 7 de maio corrente, o Burkina Faso registou 729 casos confirmados de coronavírus com 48 mortes, 555 casos curados e 126 casos ativos em tratamento.
-0-PANA TNDD/BEH/DIM/DD 08maio2020