Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas denunciam desvio de fundos da imprensa privada na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Sindicato de Editoras da Imprensa Privada (SEIP) mauritana denunciou, quinta-feira, o “desvio de quatro porcento” do Fundo de Ajuda à Imprensa Privada para o ano de 2013 por parte dos responsáveis da comissão encarregue da gestão deste fundo.

Numa declaração divulgada em Nouakchott, o Sindicato descreve uma operação de « desvio do dinheiro público através da transferência de quatro porcento do Fundo de Ajuda à Imprensa para as contas pertencentes aos membros da comissão de gestão ».

Criticou o que chamou condutas contrárias à leis e às regras de gestão do Fundo de Ajuda à Imprensa, e preconizou um recurso à Inspeção Geral do Estado (IGE) para a devolução do dinheiro público desviado.

Por outro lado, a declaração reprovou « o clientelismo e o favoritismo que foram os únicos critérios de escolha em relação às somas atribuídas à empresas de imprensa elegíveis em detrimento dos órgãos de comunicação profissionais com notoriedade bem estabelecida no plano nacional e regional ».

Em 2012, lembre-se, a soma da ajuda pública à imprensa privada na Mauritânia era de 200 milhões de ouguiyas mauritanos (cerca de 660 mil dólares americanos).

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 26dez2013