Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas debatem pluralismo e concentração dos media em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) promoveu esta sexta-feira, na Cidade da Praia, uma conferência sobre “Pluralismo e concentração dos media”, apurou a PANA junto dos organizadores.

O debate destes temas, que ocorrem no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 03 de maio, acontece numa altura em que o Governo tem em curso o processo para uma gestão única das empresas Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) e Agência Cabo-verdiana de Notícias (Infopress), os dois únicos órgãos de imprensa públicos de em Cabo Verde.

A presidente da AJOC, Carla Lima, entende que vale a pena fazer esta reflexão, tendo em conta que com a nova realidade que se vai desenvolvendo no país, a questão do pluralismo de vozes na comunicação social, sobre a qual se assenta a liberdade de imprensa, ganha especial relevância.

Isto porque, segundo ela, “só teremos uma imprensa forte e livre se ela for também plural”.

Carla Lima considera que a concentração dos media é algo que preocupa a AJOC sobretudo neste momento em que muito se tem falado da questão da “fusão” da RTC e da Inforpress, o que “pode perigar a existência da Agência de Notícias e a sua autonomia”.

No entender da AJOC, trata-se de uma questão que deve ser vista porque a Inforpress tem estado a afirmar-se como um órgão de comunicação social e como agência noticiosa o que tem permitido que todas as ilhas, de Santo Antão a Brava, tenham voz e possam expressar as suas ideias e participar no desenvolvimento do país.

A conferência, promovida em parceria com a União Europeia, tem como um dos oradores Joaquim Letria, um jornalista português com “larga experiência” e que já trabalhou em diversos órgãos portugueses e não só e que vem partilhar a sua experiência com os jornalistas cabo-verdianos.

Outro dos conferencistas é o jornalista Carlos Santos, antigo diretor da Rádio de Cabo Verde (RCV), que vai falar sobre a realidade cabo-verdiana.

A mesma conferência será realizada em São Vicente, em parceria com a Universidade Lusófona, a 03 de maio, pouco antes de uma passeata promovida por estudantes de Comunicação Social, também na cidade do Mindelo e alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

-0- PANA CS/IZ 02maio2014