Bujumbura, Burundi (PANA) - A Aliança dos Jornalistas Burundeses (BJA) é o novo sindicato de profissionais da comunicação social, no Burundi, cujas atividades foram oficialmente lançadas quarta-feira, em Bujumbura, capital burundesa.
O presidente do novo sindicato, Melchior Nicayenzi, trabalha na rádio escolar "Nderagakura", tutelada pelo Ministério burundês da Educação.
O promotor, que reivindica mais de 120 membros, era anteriormente pouco conhecido nos meios jornalísticos burundeses e afirma que a prioridade da novo sindicato é defender os direitos dos profissionais dos média num "espírito patriótico".
A outra motivação declarada é que a profissão carecia de um quadro jurídico de defesa dos direitos da classe, na sequência da extinção da União dos Jornalistas do Burundi (UBJ).
Em 2016, uma ordem do Ministério burundês do Interior dissolveu este importante sindicato de jornalistas, juntamente com seis outras organizações da sociedade civil local.
Estas organizações tinham lançado uma campanha vigorosa contra o terceiro mandato presidencial, em 2015.
Na última classificação anual dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Burundi ocupava a 160ª posição, o que o torna no pior desempenho na sub-região da África Oriental.
-0- PANA FB/DIM/IZ 03junho2020