Brazzaville, Congo (PANA) - Mais de 30 jornalistas congoleses participaram numa oficina de formação, sexta-feira, em Brazzaville, destinada a reforçar a capacidade dos profissionais da comunicação social para lidar com a informação sobre os direitos das mulheres e das crianças em situações pós-crise, constatou a PANA no local.
O objetivo desta formação é recordar aos jornalistas a sua ética em situações pós-crise e formar profissionais da comunicação social em técnicas de processamento de informação em geral e em tempos de conflito.
Esta formação inscreve-se no âmbito do projeto de consolidação da paz e do início do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), em Pool, de forma a contribuir eficazmente para o regresso a uma paz duradoura.
Para o coordenador do projeto do Fundo de Construção da Paz das Nações Unidas, Mohamed Elmehdi, este treinamento proporcionará aos jornalistas a experiência e os conhecimentos necessários para transmitir profissionalmente informações sobre a necessidade da participação das mulheres na gestão de conflitos.
"Ele também vai contribuir para reforçar o seu papel de controle democrático externo sobre a vida da nação em relação ao assunto", sublinhou.
-0- PANA MB/JSG/SOC/CJB/IZ 12out2019