Agência Panafricana de Notícias

Jornalistas cabo-verdianos instados à maior participação na CEDEAO

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde exortou esta semana a Associação dos Jornalistas de Cabo-verdianos (AJOC) a promover uma maior participação dos seus afiliados nas actividades desenvolvidas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Em nota dirigida à AJOC, o Ministério cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades (MNEC) solicitou à Associação a indicação de nomes de jornalistas dos sectores públicos e privados para integrar a base de dados da CEDEAO.
O MNEC sugere a indicação de oito jornalistas, representantes dos órgãos da imprensa escrita e falada, incluindo da Internet e das agências noticiosas, para integrarem a base de dados da CEDEAO.
O Ministério diz encorajar essa iniciativa por entender que a participação dos profissionais da comunicação social do arquipélago nas actividades da Comunidade regional "permitirá uma aproximação maior dos Cabo-verdianos à ideia de integração sub-regional".
Um dos requisitos exigidos, de acordo com a AJOC, é a experiência e a familiaridade com as línguas inglesa e francesa, as duas mais utilizadas no conjunto dos países da CEDEAO.