Jornalistas cabo-verdianos elogiados pelo “trabalho meritório” sobre Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, elogiou terça-feira os profissionais da Comunicação Social pelo “trabalho meritório” feito a nível nacional “com transparência”, para levar as informações sobre a pandemia do Covid-19 a todos os Cabo-verdianos.
“Todos os Cabo-verdianos, neste momento, estão dependentes dos profissionais da Comunicação Social e também do Ministério da Saúde, no que diz respeitos às informações sobre a evolução da pandemia do Covi-19. Portanto, o nosso reconhecimento pelo trabalho que têm feito”, disse.
Em conferencia de imprensa para fazer o balanço da evolução da pandemia, no país, o diretor aproveitou a oportunidade para agradeceu e reconhecer também o trabalho dos “técnicos de Saúde, que ficam muitas vezes na penumbra”.
Trata-se, segundo ele, dos radiologistas e dos técnicos de radiologia, “peças fundamentais e muito importantes no processo investigativo e de confirmação diagnóstica nesta problemática do Covid-19”.
Cabo Verde está há quatro dias sem registo de novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, revelou, dando conta de que os resultados dos testes de dois casos suspeitos, na ilha da Boa Vista, foram negativos.
“Felizmente, estamos com poucos casos a registar diariamente, temos conseguido retardar a evolução da pandemia, em Cabo Verde, mas não devemos ficar à sombra da bananeira”, advertiu Artur Correia, completando que “o Mundo já provou que esse jogo pode ter uma reviravolta repentina”.
Por isso, defendeu que há que se estar preparados e, sobretudo, obedecer e cumprir “com zelo” as medidas impostas pelo Estado de Emergência e as medidas de distanciamento social, “conforme se tem estado a repetir todos os dias”.
Ainda assim, o diretor nacional de Saúde admite que Cabo Verde está a “fazer o caminho da preparação” para um “eventual agravamento dasituação” da pandemia de Covid-19.
“Todos os países já passaram por essa fase de aflição, de invasão e enfraquecimento do serviço nacional de saúde, dos seus sistemas de saúde, e nós não queremos viver o que os outros países viveram. Por isso é que estamos a fazer tudo para dotar o país de todas as condições”, afirmou Artur Correia.
Cabo Verde registou até ao momento sete casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro, na ilha da Boa Vista, dois na cidade da Praia e um em São Vicente.
Entre os quatro casos positivos, na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, declarou o Estado de Emergência, no país, com duração de 20 dias, desde as 00:00 horas do dia 29 de março até às 24:00 horas do dia 17 de abril.
No âmbito desta medida de exceção, a população fica obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações entre as ilhas e para o exterior suspensas.
-0- PANA CS/IZ 08abril2020