Jornalista tchadiano a contas com justiça por difamação em França
Paris, França (PANA) – O governador do Banco dos Estados da África Central (BEAC), Abbas Mahamat Tolli, por ter divulgado um artigo que o acusa, no seu blogue, processa por difamação o jornalista e blogueiro tchadiano, Makaila Nguelba, refugiado político em França, soube a PANA na capital francesa.
Makaila Nguebla deve comparecer diante da Justiça francesa, a 17 de setembro corrente por ter divulgado um artigo intitulado “Tchad: o decretado governador Abbas Tolli”, editado a 10 de novembro de 2017 por um anónimo e que denuncia desvios de fundos e o clientelismo do governador do BEAC, sobrinho do Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno.
O artigo acusa Abbas Tolli de ter acumulado dinheiro e de contribuir assim para a pilhagem do Estado tchadiano.
Também atribuiu a este último práticas de clientelismo por ter nomeado um seu primo diretor-geral do Banco da Habitação no Tchad, e de favoritismo por ter contratado “Congoleses e Centroafricanos como seus secretários”.
Para se defender diante da jurisdição francesa, Makaila Ngubla fez apelo a William Bourdon, advogado especializado, entre outros, no direito de imprensa e de edição, e defensor reconhecido dos direitos humanos.
A Casa dos Jornalistas, que acolhe jornalistas refugiados políticos em França, apoia também o jornalista através duma testemunha, revelando a moralidade de Nguelba, seu engajamentos jornalísticos e lembrando o contexto político no Tchad.
-0- PANA BM/TBM/MAR/DD 08set2019