Jornalista líbio libertado após detenção durante três dias em Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - O jornalista líbio Zied Al-Warfalli, do canal televisivo Al-Ghad, e um operador de câmara que o acompanhava, foram libertados domingo após três dias de detenção por uma unidade de segurança, anunciou a Direção dos Media Estrangeiros afeto ao Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros do Governo de União Nacional, soube a PANA de fonte oficial.
A televisão Al-Ghada, que emite em língua árabe, tem a sua sede no Egito e no Reino Unido, lembra-se.
Numa declaração, a Direção dos Media afirmou que a detenção do jornalista e do seu operador de câmara foi efetuada por uma unidade de segurança competente por razões relacionadas com a falta de licença de trabalho ou de autorização do Departamento de comunicação social do Ministério dos Negócios Estrangeiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros para esta equipa de televisão, o que constitui uma violação da lei e da regulamentação em vigor na Líbia.
"Após completar investigações necessárias junto das autoridades de segurança, o jornalista comunicou-se com a sua empresa para apresentar todos os documentos necessários às diligências judiciárias", precisou a nota.
A Direção dos Media Estrangeiros do Ministério dos Negócios Estrangeiros reiterou nessa ocasião o seu apelo a todos os jornalistas e instituições de imprensa estrangeiras para a contactarem a fim de obterem autorizações necessárias para facilitarem as suas tarefas de comunicação social dentro do território líbio.
A equipa de televisão foi presa após a sua participação na conferência de imprensa do primeiro-ministro do Governo de União Nacional, Abdelhamid Al-Dbaiba, quinta-feira última em Tripoli.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 01março2021