Agência Panafricana de Notícias

Jornalista julgado nas Comores por divulgação de notícias falsas

Moroni, Comores (PANA) - Acusado de mdivulgar notícias falsas, o diretor do jornal comoriano "Albalad", Ali Moindjié, comparecerá a 11 de abril próximo diante du tribunal, decidiu na segunda-feira em Moroni o Procurador da República, Soilihi Mahamoud.

Ele comparece ao mesmo tempo que o seu homólogo Hadji Hassanali, do "La Tribune des Comores" (bi-mensal local), que publicou a 20 de fevereiro as notícias incriminadas.

Se os dois jornalistas forem declarados culpados do crime de que são acusados, eles incorrem em penas de prisão que vão de um a seis meses.

"Eu acho que a disposição do Governo de apresentar uma queixa contra o jornal por uma curta notícia é excessiva. Não estamos longe de um assédio da imprensa para a dissuadir de se interessar pelos problemas reais do país e de desempenhar apenas um simples papel de caixa de resonância", disse Moindjié ao sair do Palácio de Justiça.

O diretor do Albalad disse que não havia razão de fazer tanto barulho por uma curta notícia, porque se a informação fosse imprecisa um simples desmentido bastava como resposta para acalmar as coisas.

De acordo com o representante do Governo que fez a denúncia contra Moindjié, a informação publicada pelo jornal é "susceptível de perturbar a ordem pública".

-0- PANA MH/AAS/IBA/CCF/DD 14março2011