Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O célebre jornalista e líder político mauritano, Ahmedou ould Wedia, ativo no seio da Mobilização Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD/TAWASSOUL/Maioria Islamita), foi detido quarta-feira última por elementos da segurança nacional, noticiou a imprensa local.
Os motivos desta detenção ainda não foram divulgados pelas autoridades, mas a medida surge 12 dias após um escrutínio presidencial cujos resultados foram contestados pelos candidatos da oposição, dos quais Sidi Mohamed ould Boubacar (independente e ex- primeiro-ministro), que beneficiou do apoio da formação islamita.
Este escrutínio presidencial, organizado a 22 de junho de 2019, foi ganho, logo na primeira volta, por Mohamed Cheijh Ahmed Mohamed Ghazouani, candidato da maioria presidencial (do poder) e tido como muito próximo do Presidente mauritano cessante, Mohamed ould Abdel Aziz.
O novo chefe do Estado mauritano é um general na reforma, ex chefe do Estado-Maior General do Exército e ex-ministro da Defesa.
-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/DD 3julho2019