Agência Panafricana de Notícias

Jornalista cabo-verdiana vence prémio da CNN MultiChoice

Praia, Cabo Verde (PANA) - A jornalista cabo-verdiana Carla Gonçalves (Maguy Moniz), do jornal privado “A Nação”, foi designada, na noite de sábado em Nairobi (Quénia), vencedora da 20ª edição do Prémio CNN MultiChoice para Jornalistas Africanos na categoria lusófona, soube-se de fontes seguras.

A jornalista, que concorreu com 31 finalistas oriundos de 15 países africanos, disputou o prémio com a reportagem “Memorial Amílcar Cabral vandalizado e entregue ao lixo” publicada no semanário privado cabo-verdiano “A Nação” em junho de 2014.

Depois da publicação desse trabalho jornalistico medidas foram adotadas no sentido de alterar o estado de abandono em que se encontrava o monumento onde está erguida a estátua daquele que é considerado o fundador da nacionalidade cabo-verdiana.

“Ser finalista com um trabalho sobre o Memorial Amílcar Cabral, homem maior de Cabo Verde e pai da nossa nacionalidade, que sempre acreditou nos jovens e em Cabo Verde, é algo que me enche de particular satisfação”, afirma a jornalista.

“Até porque, foi com a publicação da nossa reportagem que as autoridades despertaram e tomaram medidas para melhorar o cenário deplorável em que se encontrava o Memorial. Já isso, na altura, foi a gratificação maior que poderíamos receber, a prova de que a nossa reportagem foi pertinente”, sublinha.

Carla Gonçalves, 29 anos, formou-se em jornalismo pela Universidade Jean-Piaget, na cidade da Praia, em 2010. Ela integra a equipa do jornal “A Nação” desde 2011 depois de passar por uma formação interna. Cultura e Sociedade são, normalmente, as áreas a que se tem dedicado.

Ela disputou o prémio na categoria “Imprensa em Língua Portuguesa” com os jornalistas angolanos Domingos Bento, da redeangola.info, e Pedro Paxi Pereira Ndoma, da televisão privada TV Zimbo, e com o moçambicano Bento Venâncio, do jornal “Domingo”.

Os finalistas estiveram quatro dias em Nairobi num programa que incluiu workshops, fóruns sobre comunicação e sessões de networking.

Em 2012, a jornalista cabo-verdiana Teresa Sofia Fortes – então no jornal “A Semana” – esteve entre os finalistas da 17ª edição da competição.

O Prémio CNN MultiChoice African Journalist é, presentemente, considerado o mais prestigiado galardão de jornalismo em África. Ele abrange vários domínios e áreas de interesse, entre os quais Tecnologia e Inovação, Economia e Negócios, Ambiente, Desporto, Saúde e Cultura.

-0- PANA CS/TON 11outubro2015