Agência Panafricana de Notícias

Jornadas turísticas tunisinas arrancam na Líbia

Benghazi- Líbia (PANA) -- A sétima edição das Jornadas Turísticas tunisinas na Líbia iniciou-se sábado à noite em Benghazi, cidade situada a mil 50 quilómetros a leste de Tripoli, a capital líbia.
Organizada pelo Gabinete Geral Líbio do Turismo e Artesanato em colaboração com o Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, esta manifestação destina-se a promover a parceria e a complementaridade entre os dois países no domínio turístico.
O certame que vai durar dois dias prevê um salão das diferentes empresas turísticas dos dois países.
Estas jornadas incluem a exposição de amostras de produtos artesanais e as atividades dos escritórios e das agências de viagem nos dois países.
O programa comporta igualmente a organização duma conferência bem como a distinção de empresas que participam no salão.
A Líbia e a Tunísia partilham fronteiras comuns cujas travessias recebem anualmente cerca três milhões de pessoas nos dois sentidos.
Mais de um milhão 500 mil visitantes líbios atravessam cada ano a fronteira em direcção à Tunísia geralmente para fins médicos e turísticos.
O volume dos intercâmbios comerciais entre a Tunísia e a Líbia registou uma substancial evolução em 2007, ultrapassando dois biliões de dólares americanos contra um milhão 790 mil dólares, em 2006 e um milhão 274 mil dólares, em 2005.
A Líbia é a primeira parceira económica da Tunísia a nível árabe e africano, lembre-se.