Agência Panafricana de Notícias

Jogos militares da África Oriental arrancam em Bujumbura

Bujumbura, Burundi (PANA) - A XI edição dos Jogos Militares da Comunidade da África Oriental (EAC), que agrupa seis países-membros, foi lançada oficialmente sábado em Bujumbura, a capital burundesa, na ausência do Rwanda e na presença, a título de observador, do mais novo Estado independente no continente, o Sudão do Sul, soube-se dos organizadores.

A ausência do Rwanda não surpreendeu contudo os que observam de perto, nos últimos tempos, a degradação crescente das relações entre este país e o Burundi, que se acusam de desestabilização mútua.

Várias disciplinas desportivas estão inscritas para as equipas masculinas e femininas dos países presentes na 11 edição, a decorrer sob o lema "Um povo, uma Nação", a divisa da comunidade.

Equipas burundesas, quenianas, ugandesas e tanzanianas vão medir-se em futebol, basquetebol, netbol, voleibol e corta-mato.

Números culturais, próprios de cada país, estão igualmente previstos para o programa da XI edição dos Jogos Militares da Comunidade Leste-Africana que tem também objetivos políticos e económicos para uma "integração total" a médio prazo, para os seus 140 milhões de cidadãos.

-0- PANA FB/JSG/MAR/IZ 27ago2017