Jogos de 3.ª e 4.ª jornadas para eliminatórias de CAN 2021 decorrem a porta fechada, diz CAF
Dakar, Senegal (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou que todos os jogos da 3.ª e 4.ª jornadas das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações 2021 nos Camarões, programados para 11 a 17 de novembro corrente, realizar-se-ão a porta fechada.
A CAF disse que assim será, apesar de uma tendência geral da queda na propagação do novo coronavírus pelo continente africano,
Foi depois de uma reunião por videoconferência com Oficiais de Segurança e Proteção Nacional (ONSS, sigla em inglês) de suas federações membros, na quinta-feira, que a CAF tomou esta decisão.
Os ONSS foram treinados e informados sobre "o novo protocolo de segurança imposto pela pandemia da covid-19", no sentido da retomada das eliminatórias do CAN 2021, suspensas desde novembro de 2019 justamente por causa deste coronavírus.
De acordo com Christian Emeruwa, chefe do Departamento de Proteção e Segurança da CAF, o objetivo desta medida “é garantir a uniformidade das operações de segurança e proteção em toda África”, pode-se ler num comunicado de imprensa emitido para o efeito.
Perante a enorme tarefa que consiste nomeadamente em afastar espetadores e adeptos dos estádios, sentiu-se a necessidade de “orientar todos os agentes de segurança nacional”, bem como os da CAF, ”nas Melhores Práticas ".
"Isto porque, para o órgão reitor do futebol africano, a proteção dos jogadores e dos dirigentes antes, durante e depois dos jogos é de grande importância”, lê-se no documento.
Daí a necessidade de garantir "uma coordenação eficaz entre os agentes da ordem e de segurança e todos os outros profissionais de saúde que estarão envolvidos na organização de cada partida", de acordo com o comunicado.
-0- PANA BKN/TBM/DIM/DD 07novembro2020