Jogo de eliminatórias Mundial Marrocos-Guiné adiado devido a golpe de Estado em Conakry
Conakry, Guiné (PANA) – O jogo Guiné-Marrocos, marcada para segunda-feira última em Conakry, para a segunda jornada das eliminatórias do Mundial FIFA 2022 no Qatar, foi adiado para uma data posterior, disse à PANA uma fonte próxima da Federação Guineense de Futebol (FEGUIFOOT, sigla em francês).
O adiamento, decidido conjuntamente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA e pela CAF, surge na sequência do golpe de Estado ocorrido domingo último na Guiné Conakry contra o Presidente da República, Alpha Condé, de 83 anos de idade, explicou a mesma fonte.
Assegurou que os Marroquinos estão em segurança no seu hotel, longe da zona das tensões vividas no centro da cidade, em particular na comuna de Kaloum, sede do Palácio Presidencial, dos Ministérios, dos serviços, entre outros.
No seu primeiro comunicado, lido domingo, no início da tarde na Rádio-Televisão Guinéenne (RTG), os golpistas anunciaram, entre várias decisões, "o fecho imediato" das fronteiras durante uma semana.
Dans leur première déclaration, lue dimanche, en début d’après-midi sur les ondes de la Radio-Télévision Guinéenne (RTG), les auteurs du coup d'Etat ont annoncé, parmi plusieurs décisions, "la fermeture immédiate" des frontières pour une semaine.
No entanto, o Governo marroquino, disse soube-sea de fonte segura, está em negociações com as novas autoridades para evacuar a seleção nacional marroquina , cuja maioria dos futebolistas joga em clubes da Europa.
A medida do fecho das fronteiras nacionais afeta também os jogadores guineenses que desejem regressar aos seus clubes, especialmente na Europa.
Depois da sua vitória em casa por 2-0 sobre o Sudão, Marrocos continua a liderar o grupo com três pontos, enquanto a Guiné, depois de ter concedido um empate (1-1) à Guiné-Bissau fora de casa, tem um ponto.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 6setembro2021