Jogo Libéria-Cabo Verde de qualificação para o Mundial’2022 realiza-se no Gana
Praia, Cabo Verde (PANA) – A FIFA marcou para o próximo dia 07 de outubro, em Acra (Gana), o jogo entre a selecções nacionais de futebol da Libéria e Cabo Verde, a contar para a 3.ª jornada do Grupo C de qualificação para o Mundial’2022, a disputar-se no Qatar, apurou a PANA de fonte segura.
De acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), a realização da partida foi marcada para a capital ganense, uma vez que a Libéria não tem, neste momento, estádios homologados pela FIFA/Confederação Africana de Futebol (CAF) para receber jogos da sua selecção.
A mesma fonte indicou que, três dias depois, Cabo Verde volta a defrontar a Libéria, em casa, em jogo a contar para 4.ª jornada e que terá como palco o Estádio Adérito Sena, em São Vicente, uma vez que o Estádio Nacional, na cidade da Praia, habitual “quartel-general” dos Tubarões Azuis (seleção nacional de futebol), está impedido pela FIFA e pela CAF de receber jogos internacionais.
Nos últimos tempos, a FIFA e a CAF têm aumentado exigências em relação à qualidade dos relvados em África para acolher jogos entre as seleções do continente, tendo enviado às Federações Nacionais de Futebol africanas, que estão a participar nas eliminatórias para o Mundial 2022 do Qatar, uma lista de estádios aprovados.
Num universo de 40 países, Cabo Verde faz parte do grupo dos 70 por centos dos países cujos estádios foram aprovados, sendo que 30 por cento não foram aprovados, incluindo, por exemplo, Cote d’Ivoire e Mali.
A FIFA destacou o trabalho realizado no estádio municipal Adérito Sena, apoiado por fundos do FIFA Forward e que ajudaram a colocar aquele recinto desportivo no panorama do futebol internacional, ao receber, a 07 de setembro, o jogo do Grupo C entre Cabo Verde e Nigéria, a contar para a qualificação para o Mundial 2022.
Ao fim de duas jornadas, o referido Grupo é liderado pela Nigéria, com seis pontos em dois jogos, contra três pontos da Libéria, que é segunda, ao passo que Cabo Verde e República Centro-africana estão na cauda da tabela, ambos com um ponto.
-0- PANA CS/DD 23setembro2021