Agência Panafricana de Notícias

Jogo Camarões-Mali no centro das paixões em Yaoundé

Yaoundé, Camarões (PANA) - Poucas horas antes do jogo que deve opor os Camarões ao Mali no Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol em curso na Guiné Equatorial, os os habitantes da capital camaronesa, Yaoundé, mostravam o seu otimismo quanto à vitória da sua equipa.

Nos mercados, os vendedores de camisolas, bonés, chapéus e outros gadgets dos Leões Indomáveis tiveram um dia risonho.

"Desde a qualificação dos Leões para o CAN , fiz uma forte encomenda de camisolas e gadgets dos Leões, sabendo que serão vendidos como pão quente", diz Apollinaire, um dos comerciantes no mercado central de Yaoundé.

O mesmo diriam vários outros comerciantes que trocaram as suas mercadorias habituais por camisolas e gadgets dos Leões Indomáveis.

É o caso de Céline Djouaba, que normalmente vende roupas interiores para homens, mulheres e crianças, mas que desta vez abasteceu a sua bancada apenas com as camisolas dos Leões, na certeza de obter lucros consideráveis durante este CAN já que a procura das camisolas disparou.

Ainda que não esgote o seu estoque desta vez, ela sabe que haverá outras competições internacionais que lhe permitirão vender a sua mercadoria.

Nas ruas e outros locais públicos, a partida dos Leões Indomáveis alimenta conversas, com muitos a prognosticarem uma vitória dos Camarões.

Para o lojista Hamza Nsangou, por exemplo, os Leões Indomáveis devem reconquistar o coração dos Camaroneses após o fracasso do Mundial, em junho último.

"Eles não têm direito ao erro, esses Leões. A equipa foi renovada e estrelas tais como Samuel Eto'o Fils, Alexandre Song, que enquanto vedetas não queriam deixar lugar para os jovens, foram excluídos e temos fé na nova geração dos Leões", sublinha por seu turno o jornalista S.K Ampère.

Este último é daqueles que pensam que este CAN de 2015 será ganho pelos Camarões, "porque o país deu tudo para que a equipa nacional se treinasse em boas condições, proporcionasse jogos amistosos de qualidade e recebesse os prémios a tempo".

-0- PANA EB/DIM/IZ 20jan2015