João Lourenço defende solidariedade do mundo para soluções globais
Luanda, Angola (PANA) - O Presidente de Angola, João Lourenço, apelou à solidariedade entre todas as nações do mundo com vista à resolução dos problemas globais.
Intervindo por sua vez, na 78.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrisa de 17 a 22 de setembro de 2023, em Nova Iorque (Estados Unidos), João Lourenço recordou, a propósito, que o desafio global colocado pela covid-19, nos últimos três anos, veio demonstrar a importância e a força da solidariedade entre as nações, como base para se fazer face à pandemia e resolver os grandes problemas mundiais.
"Este exemplo deve servir como paradigma do nosso comportamento para enfrentarmos outros desafios, sobretudo os que se referem ao combate à pobreza, às disparidades entre países em desenvolvimento e os desenvolvidos, no domínio da ciência e da tecnologia, que representam, como todos sabemos, fatores importantes e indispensáveis para se impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar dos povos do nosso planeta”, declarou o estadista angolano.
Sublinhou ainda que a coordenação e a articulação entre todas as nações do mundo, que foi nota dominante no processo de combate à covid-19, pôs em evidência o papel central das instituições de cariz multilateral.
Considerou, por isso, o pluralismo nas relações internacionais como principal garante da eficácia das ações empreendidas para a resolução das grandes questões que afetam a humanidade nos tempos que correm.
-0- PANA JA/DD 25setembro2023