Agência Panafricana de Notícias

Jean Ping deixa funções de presidente da Comissão da UA

Paris, França (PANA) – O presidente cessante da Comissão da União Africana (UA), o Gabonês Jean Ping, vai deixar as suas funções a 15 outubro próximo, indicou sexta-feira à PANA em Paris uma fonte autorizada.

Ping, que dirige a Comissão da UA desde abril de 2008, procederá à passagem do testemunho naquele dia em Addis Abeba, sede da organização continental, à sua sucessora, a Sul-Africana N’Kosazana Dlamini-Zuma.

Numa carta enedereçada a líderes de várias instituições pan-africanas e das Comissões Económicas Regionais (CER), Ping agradece-lhes pelo seu apoio e colaboração durante o seu mandato na presdiência da Comissão da UA.

Eleita em julho passado durante a última cimeira da UA no termo de quatro voltas de escrutínio com 37 votos a favor e 14 contra, Dlamini-Zuma vai herdar diversos dossiês urgentes como as tensões entre o Sudão e o Sudão do Sul, a situação no leste da RD Congo (RDC) e a Somália.

Terá também à sua frente o processo de reconciliação interna na UA após as divisões que marcaram a sua designação à presidência da Comissão.

-0- PANA SEI/AAS/IBA/CJB/IZ 14set2012