Agência Panafricana de Notícias

Jean Ping apela a Gaboneses para moderação

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, apelou esta quarta-feira em Addis Abeba para a moderação no Gabão na sequência da dissolução do principal partido da oposição, a União Nacional (UN) cujo líder, André Mba Obame, se auto-proclamou terça-feira Presidente da República.

Ping aconselhou todas as partes a absterem-se de agravar a situação, indica um comunicado de imprensa da UA publicado na capital etíope.

Ele apela a todos os atores políticos no Gabão, particularmente os responsáveis dos partidos da oposição, que consideram ter contribuído para a estabilidade e o prestígio do Gabão, para a moderação", sublinha o comunicado.

Ping , de nacionalidade gabonesa, instou todos os que estão implicados nesta querela política a privilegiarem o diálogo e a cooperação para enfrentar os desafios do seu país, no respeito total pela legalidade e pelo funcionamento das instituições oficiais, segundo a nota.

A dissolução da UN, anunciada pelo ministério do Interior, marca uma subida da tensão no Gabão desde que Ali Bongo Ondimba sucedeu ao seu pai, Omar Bongo, em 2009 na sequência duma eleição contestada.

"Nós assumimos as nossas responsabilidades", declarou Mba Obame, que sempre contestou a sua derrota nas eleições de agosto de 2009, a milhares dos seus apoiantes durante uma cerimónia organizada na sede do seu partido, em Libreville.

"Não somos pouco corajosos do que os Ivoirienses. Não somos pouco corajosos do que os Tunisinos. A história está em marcha, vamos a isto", declarou Obame, ao formar aquilo que qualificou de "Governo legítimo do Gabão".

Segundo o Ministério do Interior, Jean-François Ndongou, a UN, proveniente da fusão de três partidos da oposição derrotados após as eleições de agosto de 2009, foi dissolvida com efeito imediato.

"Isto contitui um delito de alta traição punido pela lei", declarou o governante gabonês.

À eleição de Bongo em 2009 seguiram-se vários dias de motins no país ao passo que os opositores o acusavam de fraude.

Os resultados definitivos concederam 41,79 porcento dos votos a Bongo, 25,66 porcento dos sufrágios ao veterano da oposição Pierre Mamboundou e 25,33 porcento a Mba Obame.

-0- PANA RO/MA/FJG/AAS/FK/DD 27jan2010