Jean-Pierre Fabre candidata-se às presidenciais de 2020 no Togo
Lomé, Togo (PANA) – A Aliança Nacional para a Mudança (ANC, oposição) designou o seu presidente, Jean-Pierre Fabre, como o seu candidato às eleições presidenciais de 2020 no Togo.
A designação de Fabre ocorreu no termo do congresso do da ANC realizado no último fim de semana, em Lomé.
"Aceito ser o porta-estandarte para realizar convosco a alternância e a verdadeira mudança que o povo togolês solicita. Sim, aceito ser o porta-estandarte da vitória das Togolesas e dos Togoleses em 2020”, declarou Fabre, após a sua designação.
Esta é a terceira vez que este líder partidário participa nas eleições presidenciais, no Togo.
“Eu meço naturalmente o peso da responsabilidade que me incumbe de conduzir o povo togolês à vitória, numa altura em que o nosso país, destruído e magoado por várias décadas de improviso, de má gestão e de violações em massa dos direitos humanos, espera com impaciência registar a mudança libertadora e reformadora, a mudança que permite a instauração do Estado de Direito“, declarou.
Segundo fontes próximas da ANC, a maior formação política da oposição, a escolha de Jean-Pierre Fabre para as presidenciais não constitui uma surpresa.
O partido manifestou a sua objeção à proposta de um candidato único da oposição togolesa e mostrou claramente a sua ambição de apresentar o seu “candidato natural”, na pessoa de Jean-Pierre Fabre.
Durante o congresso deste partido que entra no seu 10º ano de existência, os seus membros passaram em revista a situação sociopolítica e económica bem como a questão dos direitos humanos, no Togo, julgando “não reluzente” o futuro do país sob a liderança de Faure Gnassingbé, no poder desde 2005.
Através de moções, resoluções e recomendações adotadas pelo partido, os militantes dizem-se “determinados a continuar uma luta incessante para a aplicação das reformas políticas e eleitorais para a equidade e a transparência das eleições no país".
Jean-Pierre Fabre, de mais de 60 anos de idade, sério adversário de Faure Gnassingbé, no poder, estará na sua terceira participação numa eleição presidencial.
A primeira vez, em 2010, ele classificou-se na segunda posição com 33,93 por cento dos votos, e a segunda foi, em 2015, ocupando igualmente o segundo lugar com 35,19 porcento dos sufrágios expressos.
Jean-Pierre Fabre é o terceiro responsável de partido político, no Togo, a anunciar publicamente a sua candidatura às eleições presidenciais de 2020, após Gerry Taama, do Novo Engajamento dos Togoleses (NET) e o economista e independente Ekué Gamessou Kpodar.
-0- PANA FAA/JSG/FK/IZ 21out2019