Agência Panafricana de Notícias

Jean-Pierre Bemba pretende gozar liberdade provisória na Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu ao Governo belga para dar o seu parecer, antes de 10 de Julho, sobre o pedido dos advogados do ex-Vice-Presidente congolês, Jean- Pierre Bemba, para este residir na Bélgica sob liberdade provisória.
Numa mensagem enviada à Bélgica, o TPI informa o requerimento introduzido pelos advogados de Jean-Pierre Bemba para que ele seja posto em liberdade provisória na Belgíca, em Portugal ou em França.
Entre estes três países, Jean-Pierre Bemba prefere a Bélgica porque os seus cinco filhos prosseguem os seus estudos neste país.
Acuado de crimes contra a humanidade, Jean-Pierre Bemba está detido desde Maio de 2008 no TPI em Haia (Holanda), depois de ter sido preso na Bélgica.
O TPI acusa ao antigo Vice-Presidente congolês de os actos criminosos cometidos entre 2002 e 2003 pelas suas milícias enviadas à República Centro Africana para apoiar o regime do ex-Presidente Ange Félix Patassé face à rebelião conduzida pelo general François Bozize, que acabou por tomar o poder em Bangui.
Depois de diversas audiências em Haia, a jurisdição onusina descartou a responsabilidade directa de Jean-Pierre Bemba nestes actos.